Xadrez de Tempos!

25/09/2012 21:35

 

Veja para que serve o relógio de xadrez, quando surgiu e como é utulizado.

 

Transformação dos relógios de xadrez

Desde o século XVII, o jogo de xadrez era marcado por longas esperas e sem previsões de término das partidas. Contam que em 1881, num torneio em Nova Iorque, o publico reclamara de que algumas partidas que demoravam até  2 horas por lance.

Devido ao desgaste dos atletas e dos espectadores,Thomas Bright Wilson do Reino Unido criou uma espécie de relógio mecânico usado pela primeira vez no Torneio de Londres de 1883. Era basicamente formado por  dois relógios comuns unidos por uma alavanca e dois botões, de forma que quando um botão fosse apertado, o relógio acionado parasse de contar o tempo, iniciando a contagem do relógio adversário.

No início da década de 70, com a invenção do microchip e do relógio digital, o primeiro relógio digital de xadrez foi desenvolvido por Bruce Cheney, um estudante de engenharia da Universidade de Cornell.

O digital é o usado pela FIDE (sigla em frances- Federação Internacional de Xadrez). Com umdesigner mais arrojado, os detalhes dos números digitalizados facilitam a vida dos árbitros e dos próprios jogadores que apontam os números minuciosamente.

COMO FUNCIONA ?

O relógio de xadrez, são 2 cronômetros normais  montados em um único aparelho que marcam o tempo de jogo como um todo e não a cada jogada como muitos acreditam. Cada jogador tem o seu tempo limite quando estipulado pela organização do evento. Quando o lance é feito no tabuleiro o jogador aciona o relógio, este então, para de rodar e gira o outro relógio. Ou seja, os tempos são individuais. O xeque-mate finda a partida, porém a derrota no cronômetro é apontada para o jogador que gastou mais tempo durante a partida. Para os relógios analógicos, há um pequeno ponteiro vermelho próximo do número "12", e que é acionado pela passagem do ponteiro dos minutos. Se este ponteiro vervelho for ultrapassado,a seta cairá, e acarretará no final da partida para aquele jogador.Já para os relógios digitais, a contagem é de forma decrescente, ou seja, o termino da partida ocorrerá para o jogador cujo o tempo estiver em 00:00 (zerado).

TRANSFORMAÇÃO

Com a criaçao do relógio digital, vieram também novos rítimos de partidas. Antigamente, uma partida de xadrez –com o relógio analógico- levava em média 4 horas, (levando em consideração 2hs para cada jogador) e havia prazo final para o jogo. Isso trazia um certo desconforto para os jogadores, ao ponto que eles tinham que controlar seu tempo durante o jogo e suas emoções com a chegada do final. A FIDE então trouxe um advento para o xadrez. Criou uma espécie de “bônus” para cada movimento feito no jogo e acionado no tempo. Este “bonus” costuma ser na faixa de 30 segundos para cada jogada. Desta feita, o jogo pode ficar longo,porém há mais tempo para o jogador se concentrar, fazer suas estratégias e pensar bem antes de executar sua jogada e até mesmo ao final do jogo.

Escrito por Frederico Gazel